Regional

Protocolo viabiliza Equipa Comunitária de Saúde Mental

Foi celebrado na quarta-feira, 27 de Outubro, um protocolo entre o Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) e a Câmara Municipal de Ourém, para a operacionalização de uma Equipa Comunitária de Saúde Mental. A assinatura do acordo decorreu no Centro de Congressos de Ourém, espaço onde se irão desenvolver parte das atividades da Equipa, a partir do dia 15 de novembro, em simultâneo com as que já são realizadas no Centro de Saúde de Ourém.

O trabalho desenvolvido pelo serviço de Psiquiatria do CHMT foi reconhecido pelo Plano Nacional de Saúde Mental, no âmbito do Decreto -Lei n.º 35/99, de 5 de fevereiro, tendo o CHMT sido selecionando para receber uma Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta (ECSM-PA), a mesma está em funcionamento desde Maio 2021, no Centro de Saúde de Ourém.

As equipas comunitárias são constituídas por médicos psiquiatras, psicólogos clínicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e administrativos. Repartem a sua atividade assistencial em consultas externas, visitas domiciliárias, no treino de atividades de vida diária e no desenvolvimento do início de programas individualizados de reabilitação na doença mental grave. Intervêm igualmente junto de grupos vulneráveis e famílias, na sensibilização para a promoção da Saúde Mental e na articulação com autarquias, IPSS ou outras estruturas relevantes da comunidade.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: