Desporto

Campeonato Europeu de Triatlo e Taça do Mundo de Paratriatlo regressam a Alhandra

Pelo terceiro ano consecutivo, Alhandra vai ser o palco de duas das mais importantes provas internacionais de Triatlo. A Taça do Mundo de Paratriatlo e o Campeonato do Mundo de Clubes de Triatlo por Estafetas Mistas vão acontecer nos dias 30 e 31 de outubro (sábado e domingo), envolvendo mais de 30 países e 150 atletas. O evento é uma organização da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e da Federação de Triatlo de Portugal, em parceria com o Alhandra Sporting Club.

30 de outubro (12h00 – 19h00) – Taça do Mundo de Paratriatlo

Participam este ano cerca de 58 atletas de sete categorias (mais 12 atletas guias da categoria PTVI). Além de atletas de Portugal, estarão também em competição atletas de Espanha, França, Grã-Bretanha, África do Sul, entre outros. Estará presente Filipe Marques, na categoria PTS5, paratriatleta nacional do qual é esperada uma boa classificação, já que recentemente alcançou a medalha de bronze no Campeonato da Europa 2021 em Valência, Espanha, a primeira de sempre em Campeonatos da Europa de Paratriatlo para o nosso país.

31 de outubro (11h45-13h30) – Campeonato Europeu de Clubes de Triatlo por Estafetas Mistas

O formato de estafetas mistas inclui cerca de 300 metros de natação, 6,6km de ciclismo e 1,8km de corrida. O segmento da natação é realizado no rio Tejo, o ciclismo percorre o troço da Estrada Nacional 10 entre Alhandra e o Sobralinho e o Passeio Ribeirinho, sendo o palco do segmento de corrida entre Alhandra e Vila Franca de Xira. Além de Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda e Luxemburgo são outras das nações presentes nesta competição, incluindo a equipa francesa Poissy Triathlon, tricampeã europeia.

A realização deste evento vai implicar fortes restrições à circulação rodoviária, quer na Estrada Nacional 10 (EN10), quer no interior da Vila de Alhandra. No sábado, dia 30 de outubro, a circulação será proibida na EN10 entre Alhandra e Sobralinho das 11h00 às 14h00, e das 16h00 às 18h30. No domingo, dia 31 de outubro, a proibição de circulação no mesmo perímetro será das 10h30 às 13h00.

As entradas em Alhandra, por via rodoviária, não serão permitidas no horário das provas. As saídas só serão possíveis através de um corredor de emergência a criar na ponte norte, até ao semáforo do viaduto da A1, em direção a Arruda ou À-dos-Loucos. Alertam-se assim todos os residentes junto ao rio que pretendam utilizar os seus veículos particulares (na janela de interdição da EN 10) deverão deixá-los parqueados na zona verde (ver imagem), tendo em conta ainda a realização do Mercado de Levante.

Também o Caminho Pedonal Ribeirinho entre Alhandra e Vila Franca de Xira será condicionado à circulação de acordo com o seguinte: nos dias 30 e 31 de outubro, sábado das 8h00 às 19h00, e das 9h00 às 15h00 e domingo, das 11h00 às 13h00, está proibida a circulação de peões e velocípedes.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: