Regional

Moradores de Benavente não estão satisfeitos com o estado de abandono do centro fabril de olaria romana localizado na Garrocheira

Alguns moradores não estão satisfeitos com o aparente estado de abandono em que se encontra o centro fabril de olaria romana localizado na Garrocheira, em Benavente, que se estima ter laborado entre o século I e finais do século III. A estrutura que devia servir de protecção ao achado arqueológico está destruída e o local está invadido por vegetação que não sofre qualquer tipo de manutenção. Além destas queixas, dizem que o património é desconhecido entre a própria população e que deveria merecer mais atenção por parte da Câmara de Benavente.

Questionado sobre a preservação do local, o vereador responsável pelo pelouro da cultura e património, Hélio Justino referiu que a autarquia, depois de ter tido conhecimento sobre o estado da tela que cobria os fornos, já está a “providenciar a sua substituição”. Relativamente à promoção turística do local, Hélio Justino admite que o município tem vindo a trabalhar nesse sentido, mas tem “ainda muito que melhorar”.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: