Regional

Câmara de Vila Franca de Xira coloca placas sinalizadoras de abrigos para gatos de rua

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira instalou recentemente 20 placas sinalizadoras de abrigos para colónias de gatos de rua em todo o Concelho. A Autarquia está a proceder à identificação destes abrigos, tornando mais visíveis os equipamentos que já têm cuidadores atribuídos, e que estão encarregues da alimentação e do bem-estar geral destas colónias de gatos.

Ao abrigo do Programa CED – Capturar, Esterilizar, Devolver, em parceria com a Associação Animais de Rua, o Centro de Recolha Oficial Municipal de Vila Franca de Xira continua a efetuar a esterilização de colónias de gatos errantes no território concelhio. “Apesar das restrições impostas pela Pandemia de Covid-19 no último ano, foi já assegurada a esterilização de cerca de 1.300 animais errantes (felinos), aproximadamente mais 300 que em 2020. Num trabalho iniciado em 2016 com a identificação de 16 colónias de felinos, estão atualmente identificadas no Município um total de 232 colónias, sublinha a nota de imprensa.

A colocação de abrigos e a sua sinalização, bem como a identificação de cuidadores, tem o objetivo de consciencializar os cuidadores e facilitar a limpeza dos pontos de alimentação, definindo regras para a sua utilização e manutenção. São assim medidas que contribuem para a saúde e higiene pública, bem como para o bem estar dos animais nas colónias, num trabalho que dá continuidade, no terreno, ao ato médico da esterilização. A Divisão Médico-Veterinária da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira presta apoio a quem pretender ser cuidador de colónias de gatos, num projeto que promove o envolvimento das comunidades locais. Recorde-se que todos os animais do CRO de Vila Franca de Xira que se encontram para adoção encontram-se já esterilizados ou com esterilização agendada, sendo esta mais uma das muitas medidas do Município de Vila Franca de Xira para a proteção e promoção do bem-estar animal. Para além dos felinos silvestres, no que respeita aos canídeos errantes alojados no CRO, o Município procedeu já à esterilização de cerca de 350 cães.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM