Desporto

Sergio Serrano é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal de Cadetes

O espanhol Sergio Serrano (Stefano Garzelli Team) é o primeiro camisola amarela da 13.ª Volta a Portugal de Cadetes, graças ao triunfo na primeira etapa, que hoje ligou Alpiarça a Almeirim, numa viagem de 75,5 quilómetros.

O calor e o vento foram as principais dificuldades encontradas pelos corredores, que apenas tiveram de enfrentar um prémio de montanha, de terceira categoria, na primeira metade do trajeto.

Acabou por ser uma corrida de eliminação, na qual as quedas foram o principal fator a seccionar o pelotão. Ainda assim foi um grupo compacto que sprintou para a primeira camisola amarela.

Sergio Serrano, pupilo do vencedor do Giro de Itália 2000, foi o mais forte, arrancando no momento certo para um triunfo concludente, ao fim de 2h04m58s de prova. O vencedor da Taça de Portugal, Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) foi o segundo classificado e Héctor Álvarez (Grupo Sime/Level) fechou o pódio.

A classificação geral individual tem o mesmo ordenamento, embora com as diferenças de tempo marcadas pelas bonificações na chegada e nas metas volantes.

Sergio Serrano comanda com 5 segundos de vantagem sobre Tiago Santos, enquanto Hector Álvarez está a 7 segundos da camisola amarela.

Sergio Serrano é também o primeiro na classificação por pontos, deixando para Héctor Álvarez as camisolas da montanha e de cadete de primeiro ano.

A Stefano Garzelli Team comanda por equipas.

A mais importante corrida por etapas do calendário nacional para a categoria sub-17 uniu duas localidades com pergaminhos na modalidade. Alpiarça, de onde partiu a caravana, é o território do histórico clube “Os Águias”, que a Federação Portuguesa de Ciclismo homenageou à partida, pela longevidade na ligação à modalidade. Almeirim é um concelho que tem vindo a afirmar-se também no panorama velocipédico nacional, recebendo, anualmente, o Encontro Nacional de Escolas.

A segunda etapa, a disputar neste sábado, terá 84,4 quilómetros, a percorrer entre Coruche e Benavente. Sem qualquer contagem de montanha, serão as metas volantes bonificadas de Lamorosa e Benavente a instigarem a disputa pela geral ao longo da viagem.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: