Desporto

Vai ser dado o pontapé inicial no Euro2020

O pontapé de saída do EURO2020 é dado esta noite, a partir das 20h00 (de Portugal continental) em Roma, no Stadio Olimpico, com um embate entre Itália e Turquia, a contar para o Grupo A.

Um encontro e um torneio que surgem um ano e um dia depois da data inicialmente prevista, em virtude do adiamento ditado pela pandemia de COVID-19 e que traz muitas novidades, a começar pelo facto de as partidas estarem divididas por nada mais, nada menos do que 11 países distintos. A ideia da UEFA passou por assinalar assim os 60 anos do torneio.

As cidades anfitriãs:

São 11 as cidades que vão acolher jogos desta que será a 16.ª edição da prova. Roma, palco do encontro de abertura, vai receber no Stadio Olimpico três jogos da fase de grupos, um jogo dos quartos-de-final. Londres, que acolherá a decisão da prova, será o palco da final e meias-finais, dois jogos dos oitavos-de-final, três jogos da fase de grupos.

Amesterdão (Johan Cruijff Arena), Bucareste (Arena Nacional), Budapeste (Arena Ferenc Puskás), Copenhaga (Estádio Parken), Glasgow (Hampden Park) e Sevilha (Estádio La Cartuja) vão, todas, receber três jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos-de-final.

Já Baku (Estádio Olímpico) e Munique (Fußball Arena München) vão, tal como Roma, receber três jogos da fase de grupos, um jogo dos quartos-de-final.

Por fim, São Petersburgo, na Rússia, será a seguir a Londres a cidade que receberá mais jogos (sete): seis jogos da fase de grupos, um jogo dos quartos-de-final.

Os Grupos:

Esta será a segunda edição de um Europeu a contar com 24 seleções na fase final, depois de o mesmo já ter acontecido em 2016. Serão, assim, seis os grupos a serem disputados, cada um com quatro equipas.

No Grupo A vão estar Turquia, Itália, País de Gales e Suíça, enquanto no Grupo B estarão Dinamarca, Finlândia, Bélgica e Rússia.

O Grupo C é composto por Holanda, Ucrânia, Áustria e a estreante Macedónia do Norte e no Grupo D estarão Inglaterra, Croácia, Escócia, República Checa.

Grupo E pertence a Espanha, Suécia, Polónia e Eslováquia, com Portugal, detentor do troféu, a medir forças no Grupo F com Hungria, França e Alemanha.

Em frente, para os oitavos de final, seguirão os dois primeiros classificados de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros classificados.

Para acompanhar:

Depois do jogo inaugural, esta sexta-feira, às 20h00 (hora de Portugal continental), teremos por norma jogos a três horários diferentes: 14h00, 17h00 e 20h00. Ou seja, ao longo dos próximos dias teremos direito a três jogos por dia, com algumas exceções.

Na terceira jornada da fase de grupos os jogos de cada grupo decorrerão à mesma hora, ou seja, teremos alguns jogos sobrepostos a decorrerem quer as 17h00, quer às 20h00.

Os oitavos-de-final serão, jogados ao ritmo de dois por dia, entre e 26 e 29 de junho, um também às 17h00 e outro às 20h00.

Os quartos de final serão a 2 e 3 de julho, nos mesmos horários, enquanto as meias-finais terão lugar a 6 e 7 de julho, ambas às 20h00. Nos Campeonatos da Europa já não há jogo de atribuição do 3.º lugar e a final será a 11 de julho, a partir das 20h00.

Rumo à defesa do título:

A Seleção Nacional, campeã europeia em título, inicia a defesa do troféu na terça-feira, dia 15, em Budapeste, a partir das 17h00 (hora de Portugal continental) frente a uma das anfitriãs, a Hungria.

Na segunda jornada do Grupo F, Portugal defrontará outra das anfitriãs: a Alemanha, em Munique, no dia 19, também a partir das 17h00.

Para 24 de junho está agendada a reedição da final de 2016, com Portugal a enfrentar a França a partir das 20h00, em Budapeste.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM