Desporto

Maioria da população japonesa segue contrária à realização dos Jogos Olímpicos

A maioria da população japonesa (57%) quer que as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, marcadas para julho e agosto respectivamente, sejam canceladas. Além disso, 87% do público teme que a realização dos eventos levará a um significativo aumento de casos de Covid 19 no país. Esses números são de uma pesquisa realizada pela Kyodo News, maior agência de notícias japonesas, no último fim de semana. O número de 57% das pessoas contra as Olimpíadas, no entanto, é menor do que registrado nas últimas pesquisas, mas ainda é bem significativa. Em março, por exemplo, 63% não queriam as Olimpíadas.

Um quarto da população, ou 25%, é a favor das Olimpíadas sem público e outros 12% acreditam que os Jogos devem sim acontecer com torcida, desde que essa seja limitada. Assim, 37% é a favor dos Jogos, número maior que na pesquisa de março, que era 27%. A pesquisa não oferecia a opção de adiar os Jogos novamente, algo que o Comitê Olímpico Internacional (COI) já deixou claro que está totalmente fora de cogitação.

Esses números são o exemplo mais recente de sentimento anti-olímpico no país anfitrião, onde as infecções por COVID-19 estão aumentando e nove prefeituras foram colocadas em estado de emergência em resposta à pandemia.O estado de emergência vai durar pelo menos até 31 de maio. A pesquisa da Kyodo News também mostrou que 87% dos entrevistados estão preocupados com os Jogos, e a vinda de atletas, técnicos, oficiais e membros da mídia estrangeiros, levaria a uma maior disseminação do vírus no país.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM