País

Marcelo Rebelo de Sousa vai realizar visita oficial a Guiné-Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa vai visitar a Guiné-Bissau entre segunda e terça-feira, 31 anos e seis meses depois de Mário Soares, o último Presidente português a fazer uma visita oficial a este país, em 1989. Marcelo Rebelo de Sousa, que assumiu a chefia do Estado em 09 de março de 2016, visitou no seu primeiro mandato a maior parte dos países lusófonos: Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Brasil.

Em outubro do ano passado, recebeu no Palácio de Belém, em Lisboa, o Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, que se deslocou a Portugal em visita oficial. Perante Sissoco Embaló, o chefe de Estado português considerou que “há um pano de fundo de fraternidade” nas relações bilaterais e “um mundo de iniciativas a desenvolver” na cooperação nos setores da educação e cultura e também no plano económico. Marcelo Rebelo de Sousa saudou a comunidade guineense em Portugal, e destacou o contributo dos portugueses residentes na Guiné-Bissau para o desenvolvimento desse “país irmão”.

Reeleito Presidente da República em 24 de janeiro deste ano, Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse para um segundo mandato perante a Assembleia da República em 09 de março passado e três dias depois visitou o Vaticano e Madrid.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM