Cultura

Representações do Povo: nova exposição abre a 17 de Abril no Museu do Neo-Realismo

A exposição de longa duração “Representações do Povo” abre ao público no próximo sábado, dia 17 de abril no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, num projeto coordenado por Raquel Henriques da Silva, Diretora Científica do Museu gerido pela Câmara Municipal.

A mostra pretende refletir como artistas próximos ou distintos do neorrealismo representam o povo, na relação com os seus diferentes contextos geográficos e históricos. São seis os artistas e seis os conjuntos de obras, de Domingos António Sequeira a Graça Morais, passando por Rafael Bordalo Pinheiro, Augusto Gomes, Tereza Arriaga e Jorge Pinheiro. Através deles, o Povo irrompe: refugiados da Terceira Invasão Francesa, a figura derrotada ou ameaçadora do Zé Povinho, os pescadores de Matosinhos, os vidreiros da Marinha Grande, as «Marias» da aldeia transmontana do Vieiro, os camponeses da reforma agrária alentejana, na comovente alegoria a dois dos seus mortos.

A Exposição, que ocupa o piso 2 do Museu, é o resultado de um trabalho conjunto de seis comissários: Carlos Silveira para Domingos António Sequeira; Pedro Bebiano Braga para Rafael Bordalo Pinheiro; Laura Castro para Augusto Gomes; João Bonifácio Serra para Tereza Arriaga; Joana Baião para Graça Morais; Raquel Henriques da Silva para Jorge Pinheiro.

Patente ao público até 10 de abril do próximo ano, a Exposição “Representações do Povo” vem renovar uma das áreas do Museu do Neo-Realismo dedicadas a exposições de longa duração e é a primeira Exposição a abrir desde a integração deste equipamento cultural na Rede Portuguesa de Museus (despacho da Ministra da Cultura publicado em Diário da República a 5 de abril). Este novo projeto expositivo dá assim continuidade à principal missão do Museu, de investigação e divulgação do movimento neorrealista, reafirmando ao mesmo tempo a sua constante capacidade de inovação e modernização.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: