Economia Sociedade

ALGORA conclui operação de aquisição da Solvay Portugal – Produtos Químicos

A ALGORA – Sustainable Investments, SGPS concluiu a operação de aquisição da Solvay Portugal – Produtos Químicos, SA, que vinha negociando com o grupo SOLVAY e que fora anunciada no final de setembro de 2020. O acordo agora fechado inclui a unidade de produção de Clorato de Sódio, todo o parque industrial de Póvoa de Santa Iria e a mina de Sal em Torres Vedras. O grupo SOLVAY mantém na Póvoa a instalação de produção de Peróxido de Hidrogénio, que passará a funcionar em simbiose de economia circular com a ALGORA.

“Os acionistas da ALGORA mantêm uma já longa e bem-sucedida experiência de parceria com grandes empresas industriais, até pelo facto de as nossas atividades na área de produção de microalgas serem CO2 negativas, o que nos posiciona como parceiros estratégicos na transição da Indústria para uma maior sustentabilidade”, refere Nuno Coelho, Presidente do Conselho de Administração da ALGORA.

“Tal como a paixão do progresso tem movido a SOLVAY ao longo da sua história, também a inovação tecnológica alimenta a estratégia da ALGORA. Estamos empenhados em melhorar as condições de operação da unidade de Clorato de Sódio, em aprofundar a relação com os clientes do setor da Pasta e Papel e em transformar o parque industrial da Póvoa, tornando-o mais eficiente e mais sustentável”, acentua Nuno Coelho.

Com a mudança de acionista, a Solvay Portugal passa a denominar-se HyChem, SA, sociedade que trabalhará em parceria com a recém-criada Solvay Peróxidos (produtora de Peróxido de Hidrogénio) e com outras empresas localizadas no parque industrial.

A transação agora concluída terá um impacto positivo no emprego, visto manterem-se os atuais postos de trabalho e ainda serem criados novos empregos em resultado dos projetos que os acionistas da ALGORA se propõem realizar, operando uma profunda transformação rumo à neutralidade carbónica e a uma maior sustentabilidade. A Green Aqua começa a operar a sua unidade de produção de microalgas e já arrancou com o projeto de instalação de uma central solar de 2MW; e a A4F iniciou o desenvolvimento de um conjunto de soluções de mobilidade de baixo carbono envolvendo um investimento de 10 milhões de euros.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: