Regional

Azambuja: Identificadas 150 famílias em situação precária

A Câmara Municipal de Azambuja identificou 150 famílias a viver em situação precária no âmbito da elaboração da Estratégia Local de Habitação (ELH), que prevê um financiamento de 4,7 milhões de euros.

Em comunicado, a Câmara de Azambuja sublinha que a proposta, que será submetida ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), contempla um investimento “muito ambicioso para o concelho”.

Na nota é referido que, no âmbito da elaboração do ELH, um instrumento de programação municipal de soluções enquadradas no 1.ºDireito (Programa de Apoio ao Acesso à Habitação), foram identificados pelos serviços de Ação Social de Azambuja 150 famílias em “condições indignas de habitação”.

A Câmara de Azambuja explica que, segundo o decreto-lei n.º 37/2018, “são considerados indignos os fogos sem condições básicas de salubridade e de segurança estrutural, em sobrelotação ou quem esteja a residir num lugar inadequado às suas condições de incapacidade ou deficiência, entre outras”.

Segundo a autarquia, as propostas contempladas no ELH de Azambuja vão permitir reforçar em 67% a resposta municipal em matéria de habitação, passando de 66 fogos disponíveis para 110, e aumentar a cobertura territorial.

“Está prevista, para já, a aquisição de um imóvel em Vila Nova da Rainha e a sua requalificação, bem como a construção de nova habitação social na mesma freguesia. A construção de novos fogos de habitação municipal na freguesia de Azambuja e a requalificação dos já existentes e reabilitação de parte do parque devoluto, propriedade do Estado, existente na freguesia de Alcoentre”, descreve a autarquia.

O ELH de Azambuja prevê ainda a criação de uma equipa de apoio técnico a agregados privados que se encontrem em situação indigna de habitação e em que seja possível proceder à reabilitação das suas casas.

“Prevê-se nesta modalidade que a Câmara Municipal de Azambuja dê apoio a 40 famílias, um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros”, é acrescentado na nota.

Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação, segundo o Governo, o programa 1.º Direito, que visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional, prevê um investimento total de 700 milhões de euros até 2024, destinado a comparticipações não reembolsáveis.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: