Regional

Alverca com roteiro pedonal alusivo aos “Heróis da Aviação”

Foi esta sexta-feira de manhã inaugurada a nova placa toponímica com o nome de mais um herói da aviação portuguesa – Rua Tenente Coronel Brito Pais – na cidade de Alverca do Ribatejo. À IRISFM o presidente da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, Carlos Gonçalves avança que estará em breve disponível um roteiro pedonal que vai percorrer as artérias da cidade com ligação aos “Heróis da Aviação”.

 

O descerramento da placa de inauguração contou com a presença da neta do Tenente Coronel Brito Pais. O herói da aviação durante a Primeira Guerra Mundial, já um destacado oficial e Piloto, defendeu uma importante posição durante um ataque inimigo. Em 1920 fez a primeira tentativa de viagem à Madeira, que devido ao nevoeiro não teve o sucesso esperado. Em 1924 foi o comandante do avião Pátria, que fez a primeira travessia Lisboa Macau, uma das principais viagens da aviação portuguesa. Faleceu em 21 de Fevereiro de 1934 num acidente aéreo junto ao Campo de aviação da Granja do Marquês e durante a Carreira Militar recebeu imensas condecorações e louvores.
A ocasião contou ainda com a presença do diretor do Museu do Ar em Alverca, Coronel Carlos Mouta Raposo que sublinhou a reabertura do Museu já a partir do dia 5 de Abril.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: