País

Infarmed: Há uma “manutenção da tendência de descida” dos casos de Covid

Na reunião do Infarmed desta terça-feira, que reuniu políticos e especialistas, destacou-se a tendência de descida da incidência cumulativa a 14 dias de novos casos de Covid-19 e previu-se que o Rt chegue a 1 nas próximas semanas.

“Houve uma manutenção da tendência de descida com incidência cumulativa a 14 dias de 79 casos por 100 mil habitantes”, começou por revelar André Peralta Santos, da Direção-Geral da Saúde (DGS), ao apresentar a situação epidemiológica do país, na reunião do Infarmed desta terça-feira.

Ao analisar a “dispersão geográfica, em comparação com a reunião anterior”, conclui-se que “houve uma diminuição generalizada por todo o território da incidência cumulativa”, indicou.

De 14 a 20 de março, a região de Lisboa também manteve a tendência decrescente, mas alguns municípios já evidenciam algum crescimento no número de novos casos.

Na análise por grupos etários, o especialista da DGS salientou “uma mudança de padrão”, centrada na população ativa, que “voltou a ser a população com maiores incidências”, enquanto o grupo etário de mais de 80 anos, fortemente atingido pela covid-19 no último ano, “passou a ter uma incidência menor à média nacional”.

Já em relação à testagem, André Peralta Santos destacou uma “intensidade bastante considerável, dispersa por todo o território e uma positividade acima de 4% só em alguns concelhos”.

A evolução positiva verificou-se também na notificação laboratorial dos casos, segundo o perito da DGS, com “uma melhoria na rapidez de desempenho nos últimos meses e até nos meses de maior intensidade epidémica”, sendo o atraso de notificação atualmente inferior a 10% dos casos.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: