Sociedade

Hospital de Santarém com terapêutica para reabilitar pavimento pélvico

O Hospital Distrital de Santarém apresenta uma terapêutica para reabilitação das disfunções do pavimento pélvico que tem vindo a ser utilizada, ao longo do último ano, sobretudo em casos de incontinência urinária e fecal e das disfunções sexuais.

Após este período de utilização, defende a diretora do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, Sara Räder, e a fisioterapeuta Ana Sofia Fernandes que é possível observar diversas vantagens.

“Trata-se de um equipamento de eletroestimulação e biofeedback (estímulo visual projetado num monitor) que ajuda o doente a perceber que músculo deve contrair e a fazê-lo da forma mais correta e adequada. Desta forma, estamos também a capacitá-lo para que possa fazer o exercício sozinho e em casa”, explica Sara Räder.

A diretora do Serviço acrescenta ainda que, “muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em identificar os músculos e conseguir realizar os exercícios de forma correta, mas se forem bem efetuados é possível prevenir algumas patologias, como o prolapso de órgãos pélvicos, e evitar algumas cirurgias de incontinência.”

Apesar de a tecnologia ser utilizada com maior frequência no tratamento da incontinência urinária e fecal na mulher, também tem aplicação nos homens, sobretudo após a prostatectomia.

Por sua vez, a fisioterapeuta Ana Sofia Fernandes refere que “o aparelho permite a eletroestimulação de qualquer parte muscular (não só ao nível do períneo) e faz estimulação visual que é projetada num monitor, em que a pessoa tem de atingir determinados objetivos consoante a imagem do equipamento”.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: