País

GNR apreende dois camiões nas portagens da A1 em Alverca

A GNR de Lisboa apreendeu, na quarta-feira, dois veículos pesados na Praça das Portagens da Autoestrada n.º 1 (A1), em Alverca. Os camiões tinham um sistema de manipulação de emissões de óxido de azoto prejudiciais ao ambiente.

No âmbito da operação ‘ECR Veículos Pesados’, os militares detetaram “a manipulação do sistema de gestão da utilização do Adblue, que evitava que os veículos necessitassem deste aditivo para circular, elevando as emissões de óxido de azoto produzidas no seu normal funcionamento e adulterando os dados de controlo a que o mesmo se destina a registar, aumentando assim as quantidades de gases poluentes emitidas”, refere a nota enviada às redações.

Os veículos em causa foram apreendidos e serão alvo de peritagem e verificação do funcionamento das alterações aos sistemas.

A Guarda Nacional Republicana lembra que o uso de AdBlue no Sistema SCR (Selective Catalytic Reduction) tem como objetivo reduzir significativamente as emissões de óxido de azoto prejudiciais ao ambiente e dessa forma cumprir com os rigorosos limites de emissões de gases estabelecidos pelas normas europeias (Euro 6) e americanas, para os veículos automóveis.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: