Mundo

China com sistema de defesa aérea para vendas internacionais

A China Aerospace Science and Industry Corp(CASIC), o maior fabricante de mísseis do país, passou a disponibilizar um novo sistema de mísseis de defesa aérea de alta mobilidade no mercado internacional.

Desenvolvido pela CASIC Second Academy em Beijing, o principal fabricante chinês de armas de defesa aérea, cada unidade do veículo de seis rodas HQ-17AE, contém oito mísseis de defesa aérea de curto alcance e um sistema de radar em fase de estado sólido .

Ele pode detetar e intercetar vários alvos, tendo boa mobilidade, o que significa que é uma opção ideal para operações de defesa aérea de forças terrestres desdobradas avançadas, segundo a academia.

Os projetistas informaram que o sistema tem a capacidade de detetar e derrubar todos os tipos de ameaças aéreas, incluindo caças invisíveis, helicópteros, drones de combate e mísseis de cruzeiro que entram em seu perímetro defensivo.

O veículo pode viajar a velocidades de até 90 quilômetros por hora e disparar enquanto se move a velocidades de até 25 km/h. O alcance de ataque contra caças que se aproximam varia de 15 km a 20 km.

Yu Benshui, um especialista em mísseis de defesa aérea da Segunda Academia CASIC, disse que cada veículo de lançamento HQ-17AE pode responder simultaneamente contra quatro alvos que se aproximem, enquanto seus predecessores têm apenas a capacidade de resposta contra um alvo único.

“O sistema de mísseis pode responder rapidamente às ameaças que se aproximam e se encaixar em situações complicadas de campo de batalha. O HQ-17AE tem cinco vezes mais capacidade de combate do que seus antecessores”, disse Yu, que é também acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia.

Os especialistas chineses em armamento consideram que o HQ-17AE é a versão de exportação do HQ-17A, a mais recente arma de defesa aérea da Força Terrestre do Exército de Libertação do Povo, também desenvolvida pela Segunda Academia CASIC. A CASIC não confirmou a relação entre os dois tipos.

O HQ-17A foi apresentado em público pela primeira vez durante o desfile do Dia Nacional em Beijing, em outubro de 2019, marcando o 70º aniversário da fundação da República Popular da China.

Antes do HQ-17AE, a CASIC havia fornecido seu sistema de mísseis de defesa aérea de curto a médio alcance FM-3000 para o mercado global, afirmando que era uma boa escolha para qualquer comprador em busca de um sistema de defesa aérea eficaz, confiável e acessível .

Os projetistas disseram que o FM-3000 é particularmente adequado para defesa contra munições guiadas de precisão, como mísseis táticos ar-solo e bombas guiadas a laser, acrescentando que pode ser usado para proteger regiões estrategicamente importantes, como capitais nacionais ou locais com recursos importantes.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM