Regional

Fibra Óptica está a ser ampliada no concelho de Salvaterra de Magos

O Município de Salvaterra de Magos refere que “desde 2018 que pressiona a concessionária da rede de fibra ótica a DSTelecom Alentejo e Algarve, que por sua vez disponibiliza o serviço aos operadores comerciais (MEO, Vodafone, NOS, etc.), para proceder à sua expansão e desse modo garantir uma maior cobertura do território”. A cobertura de fibra do Município ronda os 50%, não chegando sequer a Muge, ao Granho, ao Granho Novo nem à Várzea Fresca. Marinhais, Salvaterra de Magos, Foros de Salvaterra e Glória do Ribatejo, também não dispõem de cobertura total. O atual centro de distribuição, vulgo POP – “Point of Presence”, de Marinhais já se encontra saturado sem espaço para a instalação de mais pontos de ligação.

“Perante a constante pressão do Município a empresa apresentou em 2020 o seu projeto para expansão da rede, que visa alcançar mais 2 826 unidades habitacionais e a cobertura de todo o Município. Este projeto contempla a construção de um novo POP – “Point of Presence” em Foros de Salvaterra, o basculamento de toda a rede existente em Foros de Salvaterra e em Salvaterra de Magos para este novo POP e a realização da rede de distribuição pelas zonas ainda não cobertas no concelho”, refere o município.

A autarquia encontrou de imediato um terreno e estabeleceu um novo protocolo, tendo a DSTelecom adaptado o projeto para este novo equipamento e para a expansão da rede, trabalhos que se prevê que venham a acontecer durante o ano de 2021, e que estão a decorrer por todas as freguesias (passagem de novos cabos, construção de armários, etc.).

“Pese embora o facto dos trabalhos se processarem a um ritmo mais lento que o inicialmente previsto em face da pandemia, a DSTelecom continua empenhada em concluir a expansão da rede até ao final do ano de 2021. Está este executivo municipal a tentar junto da empresa que esta liberte as ligações de modo faseado e logo que possível, ao invés de disponibilizar tudo só no final da obra”.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM