Regional

Câmara de Azambuja divulga os primeiros resultados da “Neutralidade Carbónica para 2050”

O Município de Azambuja prossegue o seu trabalho com vista à elaboração do “Roteiro para a Neutralidade Carbónica de Azambuja para 2050”. Este projeto está a ser desenvolvido em parceria com a empresa Get2C e apresenta, agora, os resultados da primeira etapa.

“Estimam-se as emissões de CO2e do Município de Azambuja sem contabilização das emissões do Uso do Solo, Alteração do Uso do Solo e Florestas (LULUCF), em 612 kt CO2e e com a sua inclusão, em 535 kt CO2e. O referido subsetor (LULUCF) foi então um sequestrador líquido de GEE (Gases com Efeito de Estufa), num valor estimado em 78 kt CO2e”, refere em nota o município.

No presente estudo, também se efetuou uma avaliação do esforço necessário na transição para uma descarbonização à luz de dois cenários no período 2015-2050: o cenário “Business-as-Usual” (BaU), um cenário conservador em que se considera que são implementadas apenas as medidas já previstas, não considerando medidas adicionais e, por outro lado, o cenário “Camisola Amarela” – ou cenário de Neutralidade Carbónica – que equivale a uma adaptação do cenário “Camisola Amarela” do roteiro nacional RNC2050 à realidade municipal.

No cenário “BaU”, verificou-se que o desvio para a neutralidade carbónica é de 373 kt CO2e; enquanto no cenário “Camisola Amarela” consegue-se chegar a um resultado de -53 kt CO2e. Tal resultado, neste cenário, significa que Azambuja pode ser menos agressiva nas medidas a implementar.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: