País

Ordem dos Médicos defende vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos

A Ordem dos Médicos deu, esta quarta-feira, um parecer positivo sobre a administração da vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos.

“Na sequência da evidência científica e dos dados mais recentes que têm vindo a ser conhecidos em relação às diferentes vacinas, o bastonário da Ordem dos Médicos e o Gabinete de Crise para a Covid-19 entendem que existem dados suficientemente robustos para que a vacina do laboratório farmacêutico AstraZeneca seja alargada aos maiores de 65 anos”, pode ler-se na referida nota.

A Ordem dos Médicos informou também que concorda com a decisão anunciada, esta semana, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), sobre o alargamento do período entre a administração das duas doses da vacina Pfizer, cujo intervalo passará de 21 para 28 dias.

“A Ordem vê também como benéfico o possível alargamento do intervalo entre as duas doses da vacina do laboratório farmacêutico Pfizer, entendendo que as mudanças referidas em relação a ambos os laboratórios podem ajudar a que a imunização chegue aos primeiros grupos de risco de forma mais célebre, sem comprometer a segurança e a eficácia”, é argumentado.

Por fim, a ordem profissional liderada por Miguel Guimarães deixou ainda um elogio ao vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, novo coordenador da task force do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

“A Ordem dos Médicos salienta como positiva a dinâmica incutida no Plano de Vacinação pela nova coordenação da task force, mantendo-se disponível para colaborar com as autoridades competentes em todo o processo”, é apontado.

Segundo a informação disponível às 8h10 de hoje no site covid19estamoson.gov.pt já tinham sido vacinadas 885.109 pessoas, das quais 618.393 apenas tinham a primeira dose. As restantes 266.716 já tinham a vacinação completa.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: