Regional

Covid-19: Município de Alenquer apoiou mais de duas centenas de empresas

A Câmara de Alenquer gastou 220 mil euros a apoiar mais de duas centenas de empresas do concelho afetadas pelo impacto da pandemia de covid-19, segundo informações divulgadas à Assembleia Municipal, a que a Lusa teve hoje acesso.

Em informação divulgada na última Assembleia Municipal, realizada na sexta-feira, este município usou 220 mil euros dos 1,5 milhões de euros disponíveis no Fundo de Apoio à Economia Local para o combate aos efeitos da pandemia de covid-19, referentes ao ano de 2020.

Das 271 candidaturas de empresas apresentadas, foram aprovadas e apoiadas 221, o que permitiu manter 232 postos de trabalho.

Entre as 221 empresas apoiadas, 106 foram do setor da prestação de serviços, 54 do comércio a retalho e 51 da restauração.

A autarquia gastou também 35 mil euros a apoiar 324 famílias em dificuldades devido à pandemia, com a atribuição de senhas de refeição, que foram deduzidas em restaurantes do concelho.

No Natal, financiou com 8.920 euros 892 ‘ceias de Natal’ para cidadãos em necessidade, junto de 17 restaurantes.

O município investiu ainda 7.200 euros na aquisição de ‘tablets’ para permitir contactos remotos a uma centena de idosos institucionalizados em lares.

Na educação, estão a ser disponibilizadas quatro centenas de refeições diárias, que são levadas a casa dos alunos, enquanto as aulas presenciais estão suspensas.

Para apoiar as aulas à distância, foram adquiridas duas centenas de computadores para serem emprestados aos alunos e outros 40 foram oferecidos por empresas, no âmbito do mecenato.

Na reunião da Assembleia Municipal, o presidente da câmara, Pedro Folgado, disse que a autarquia está a analisar as medidas criadas em 2020 para apoiar famílias e empresas e a dotá-las com verbas para as reativar este ano.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM