Regional

Salvaterra de Magos: Antiga escola primária “O Século” está a ser reabilitada

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos prossegue a empreitada de reabilitação da antiga Escola Primária “O Século”, na vila sede de concelho. Neste momento, decorrem trabalhos de movimentação de terras, remoção da cobertura antiga que ameaçava ruína e reforço estrutural. Este edifício, depois de reabilitado, será um espaço multifuncional, onde poderão ter lugar um conjunto de eventos de natureza cultural, recreativa ou empresarial, tirando partido do espaço interior e também do exterior, com acesso a pessoas com mobilidade condicionada a partir da Praça da República, a mesma onde se localiza os Paços do Município.

O presidente de Câmara, Hélder Esménio salienta que “é um edifício centenário que importa preservar. Terá referências à subscrição dos leitores do jornal “O Século” cujos donativos permitiu a sua construção, tal como ao Arquiteto Ventura Terra que o concebeu. A memória da utilização como escola não será esquecida”.

O edil acrescenta que “a sua localização (central na zona histórica) facilitará a sua utilização e fruição pelos cidadãos, pelas empresas e pelo movimento associativo local”.

A empreitada tem um custo total de 540.000,00€, contando com apoio de fundos comunitários, no âmbito do PARU, no valor de 400.000,00€.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: