Regional

Vacinação em nove concelhos da Lezíria arranca esta quarta-feira

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria vai iniciar quarta-feira a vacinação contra a covid-19 nos nove concelhos do distrito de Santarém que abrange, indo aplicar 1.700 doses, disse hoje à Lusa o coordenador.

O diretor executivo do ACES Lezíria, Carlos Ferreira, afirmou que, depois de um primeiro lote de 102 vacinas que foi administrado segunda-feira apenas a utentes com mais de 80 anos referenciados pelas Unidades de Saúde Familiar do concelho de Santarém, as 1.700 doses entretanto recebidas permitem alargar, a partir de quarta-feira, a vacinação aos restantes concelhos.

Estas doses vão ser aplicadas, entre quarta e sexta-feira, a utentes com mais de 50 anos e com doenças de risco e com 80 ou mais anos, na Casa do Campino, em Santarém (300), e nas unidades de saúde de Rio Maior (250), Almeirim (250), Salvaterra de Magos (250), Coruche (250), Cartaxo (250), Alpiarça (50), Chamusca (50) e Golegã (50).

Carlos Ferreira adiantou que foram já recebidas mais 830 doses para aplicar no início da próxima semana.

Por outro lado, prossegue ainda esta semana a vacinação em lares dos concelhos da Chamusca, Salvaterra de Magos e Rio Maior, que não foram abrangidos nas fases anteriores por estarem com surtos ativos, entretanto resolvidos.

A aplicação da segunda dose foi já concluída nas Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) dos concelhos de Rio Maior, Alpiarça, Chamusca e Golegã, Santarém, Almeirim, Salvaterra de Magos, Coruche e Cartaxo, onde não existiram surtos.

Entre sexta-feira e hoje foram igualmente vacinados, com a primeira dose, um total de 305 bombeiros que não tinham ainda recebido a vacina, ficando apenas por inocular os que estão infetados.

Os elementos das corporações de bombeiros recebem a vacina da AstraZeneca, que implica uma segunda dose passados 28 dias (ao invés dos 21 dias da Pfizer, que está a ser aplicada nos lares e à população), tendo sido possível alargar a vacinação a elementos das equipas da Cruz Vermelha e a 53 pessoas entre os 50 e os 65 anos com comorbilidades, acrescentou.v

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: