País

Sismo de magnitude 2.7 registado esta madrugada em Portimão

Epicentro localizou-se a cerca de 10km a Sul-Sudoeste de Portimão, no Algarve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa, através de um comunicado, que pelas 4h28 desta segunda-feira foi registado um sismo de magnitude 2.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 10 km a Sul-Sudoeste de Portimão.

Até à elaboração do comunicado, acrescenta a nota, “não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido”.

Recorde-se que no último sábado, dia 6, um sismo de magnitude 3.0 na escala de Richter foi registado em Vila do Bispo, na zona oeste do Algarve. Foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli no concelho de Aljezur e com menor intensidade nos concelhos de Lagoa e Lagos, no distrito de Faro.

Agitação marítima coloca país sob aviso

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à agitação marítima, passando depois a aviso laranja na terça e quarta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão a partir das 12h00 de hoje sob aviso amarelo, passando depois entre as 18h00 de terça-feira e as 09h00 de quarta-feira a aviso laranja devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com 5 a 6 metros.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Setúbal, Beja e Faro entre as 12h00 de terça-feira e as 15h00 de quarta-feira devido à agitação marítima com ondas de oeste/noroeste 4 a 5 metros.

Os distritos da Guarda e Castelo Branco estão também hoje com aviso amarelo mas por causa da queda de neve acima de 1.200/1.400 metros.

Segundo o IPMA este aviso de neve começou às 03:50 de hoje e vai estar em vigor até às 00h00 de terça-feira.

Em aviso amarelo vai estar ainda a Costa Norte da Madeira e o Porto Santo devido à ondulação, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros, entre as 00h00 e as 12h00 de quarta-feira.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: