Regional

Lar de Vila Franca de Xira com 71 utentes e 37 funcionários infetados

Um surto de covid-19 detetado num dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira infetou 71 utentes e 37 funcionários, disse à agência Lusa o provedor da instituição, assegurando que a situação está controlada.

Após a realização de testes foram também detetados dois casos positivos em utentes e um caso positivo num funcionário de outro lar pertencente à Santa Casa Misericórdia de Vila Franca de Xira (SCMVFX), localizado a cerca de 200 metros.

Em declarações à Lusa, o provedor da SCMVFX, Armando Jorge, referiu que o surto foi detetado há uma semana e que em ambos os casos a situação está controlada, encontrando-se a maioria dos doentes assintomático.

“Posso assegurar que a situação está controlada. Os utentes estão isolados em alas e os familiares estão informados. Até ao momento, nenhuma das pessoas infetadas necessitou de ser reencaminhada para o hospital”, descreveu.

O provedor da SCMVFX destacou o facto de alguns dos funcionários que testaram positivo, mas que se encontram assintomáticos, se terem voluntariado para permanecer nas instalações e assegurar algumas necessidades.

“Vão ficar a dormir nas instalações e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai-nos facultar colchões para que não se recorra aos colchões dos utentes”, apontou.

O lar da SCMVFX onde a situação é mais complexa alberga um total de 80 utentes enquanto o outro serve 40 pessoas.

Armando Jorge adiantou ainda que o fornecimento de alimentação e lavandaria está a ser prestado por uma entidade externa, uma vez que foram detetados casos positivos entre os cozinheiros da instituição.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: