Regional

Covid-19: Surto em lar de Samora Correia infeta 44 idosos e 10 funcionarios

O presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho , referiu à Lusa que, por indicação da Autoridade de Saúde, seis dos utentes foram hospitalizados no Hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, “sem patologias sérias”.

A primeira situação no Lar Cantinho do Sénior foi detetada na segunda-feira, tendo sido testados todos os utentes e funcionários, com os resultados a serem conhecidos na terça-feira.

Por determinação da Autoridade de Saúde e da Segurança Social, os idosos foram encaminhados para estruturas de retaguarda da Segurança Social em Fatima, dada a inexistência de condições para a sua permanência no lar, afirmou, adiantando que as famílias estão a ser contactadas.

“Este é um problema sério e estão a ser tomadas todas as medidas em função da razão mais importante, que são as pessoas”, disse o autarca.

Carlos Coutinho sublinhou que “este é o momento de cuidar” dos idosos que se encontram nas milhares de estruturas residenciais não legalizadas existentes no país, situação que a pandemia tornou evidente e que exigirá no futuro “esforços grandes de aumento da oferta pública para estas pessoas que precisam de acolhimento”.

No concelho de Benavente estão identificadas 10 estruturas residenciais não legalizadas, existindo mais “oito ou nove” privadas legais e de instituições particulares de solidariedade social, adiantou.

Sublinhando que existem várias dessas estruturas onde as pessoas “são bem tratadas”, Carlos Coutinho frisou que nem todas têm as condições necessárias, principalmente no contexto da atual pandemia.

Segundo o autarca, as equipas multidisciplinares estão a acompanhar todas as instituições do concelho, independentemente de estarem ou não legais.

Este é o único surto ativo numa instituição do concelho, mas o presidente alertou para o “surto grande na comunidade”, que considera “grave” e que tem estado na origem do surgimento de casos pontuais em instituições e escolas.

Desde o início da epidemia, registaram-se 12 mortes no concelho devido à covid-19.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: