Regional

Câmara de Vila Franca de Xira oferece máscaras sociais transparentes à comunidade surda

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai oferecer cerca de 300 máscaras sociais transparentes aos alunos surdos que frequentam as Escolas Básicas da Rede Pública do Concelho e aos respetivos professores. A medida vai incluir também os trabalhadores surdos da Câmara Municipal e dos SMAS e seus colegas de trabalho, procurando assim reduzir as dificuldades de comunicação que decorrem da generalização e da obrigatoriedade do uso de máscaras, que impedem a leitura labial. Para além dos serviços municipais, são abrangidos por esta medida os Agrupamentos de Escolas de Vialonga e Prof. Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira), sendo oferecidas duas máscaras por pessoa a um universo de 27 alunos, 72 professores e 41 trabalhadores municipais (surdos e não surdos). O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, fará simbolicamente a oferta destas máscaras aos Diretores dos Agrupamentos de Escolas e aos Dirigentes da Autarquia no próximo dia 04 de dezembro (6.ª Feira), pelas 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Esta é uma das iniciativas que integra a III Semana da Inclusão, promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e pela Comissão Municipal para a Deficiência, que voltam assim a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (celebrado a 3 de dezembro) através de um programa comemorativo cujas atividades visam apelar a uma maior compreensão e sensibilização para estas temáticas. A Semana da Inclusão de Vila Franca de Xira constitui-se assim como um mote para que a inclusão das pessoas com deficiência seja uma prática transversal e comum na sociedade atual.

De 30 de novembro a 4 de dezembro, a 3.ª edição da Semana da Inclusão terá um programa que promove e sensibiliza para a adoção das boas práticas inclusivas, apelando para o respeito pelos direitos e pelo bem-estar de todos na sociedade. No contexto da presente pandemia, os eventos agendados serão transmitidos através das plataformas digitais municipais:

30 de novembro (15h00) | Bailado Inclusivo “Descompasso” que, em parceria com a Sociedade Euterpe Alhandrense, fez parte do alinhamento da II Gala para a Inclusão.

01 de dezembro (17h30) | Palestra em direto com Paulo Azevedo – ator e orador motivacional que nasceu sem mãos e sem pernas, tendo já alcançado conquistas que desde pequeno os médicos diziam ser impossível. O seu mais recente livro chama-se “Não há impossíveis”.

02 de dezembro (15h00) | Melhores Momentos das I e II Gala para a Inclusão (2018 e 2019).

03 de dezembro (15h00) | Emissão de testemunhos de jovens com deficiência (instituições de apoio à deficiência e escolas do concelho)

04 de dezembro (11h00) | Oferta de máscaras sociais transparentes à Comunidade Educativa e Serviços Municipais

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: