Regional Sociedade

Benavente recebeu António Costa no arranque do novo ano lectivo

O primeiro-ministro, António Costa, falou aos jornalistas numa escola em Benavente, que visitou acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

“A precaução é fundamental, nenhum de nós pode relaxar. A escola em si não transmite o vírus a ninguém, quem transmite somos nós uns ao outros. Estarmos sem sentido de precaução é fundamental”, sublinhou o primeiro-ministro no final de uma visita a uma instituição de Benavente a assinalar o primeiro dia em que as escolas públicas podem começar a abrir portas.

“Sejamos claros, a direção da escola pode fazer o melhor trabalho possível, os professores e assistentes podem fazer o melhor trabalho possível, mas de cada aluno e cada família não dizer também o melhor trabalho possível, não funciona”, acrescentou o António Costa.

Antes, o primeiro ministro já tinha referido que “não podemos continuar a pagar o preço de ter a escola encerrada”. “Não podemos continuar a pagar o preço das desigualdades que gera a ausência do ensino presencial, não podemos continuar a sacrificar o processo de aprendizagem para as gerações futuras”, disse.

Costa desejou “o ano letivo mais feliz possível”, reconhecendo, porém, que “vai ser um ano letivo com problemas”.

No novo ano letivo, que começa entre hoje e quinta-feira, professores, estudantes e funcionários vão experienciar uma escola diferente, em relação aos anos anteriores, com um conjunto de regras e normas de funcionamento que foram implementadas para ajudar a manter a escola aberta o máximo tempo possível.

Ao contrário do que aconteceu em março, quando todas as escolas foram encerradas para conter a propagação do novo coronavírus, o ensino presencial vai ser a regra e o encerramento uma medida de último recurso, tomada apenas em situações de “elevado risco”, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Para isso, o uso de máscaras vai ser obrigatório para todos a partir do 2.º ciclo, o distanciamento físico será, sempre que possível, de pelo menos, um metro e entre os diferentes espaços da escola, que serão higienizados frequentemente, estão definidos circuitos de circulação.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: