Regional

Almeirim: CDU lamenta o chumbo da proposta para preservação do Paço Real da Ribeira de Muge

A proposta agendada pela vereadora eleita pela CDU, Sónia Colaço, referente à necessidade de preservação e valorização do Paço Real da Ribeira de Muge em Paço dos Negros, freguesia de Fazendas de Almeirim, foi chumbada pela maioria PS, na reunião da Câmara Municipal de Almeirim, realizada no dia 7 de setembro.

Segundo nota da CDU, enviada à IRISFM, “a iniciativa propunha que a Câmara desencadeasse o processo de Classificação de Interesse Municipal do Conjunto do Paço Real da Ribeira de Muge, da Capela e do Moinho e zona envolvente, bem como iniciar a elaboração de um Plano Pormenor de Salvaguarda para a área identificada, de modo a preservar este património e promover a sua valorização como espaço identitário e como zona de lazer e turismo”.

Os vestígios do Paço Real da Ribeira de Muge são dos poucos bens patrimoniais que restam da presença da Dinastia de Avis e da presença da Corte nos sécs. XV e XVI no território do atual concelho de Almeirim. No entanto, garante a CDU, que o espaço tem sido cada vez mais votado ao abandono, não permitindo o seu usufruto pelas populações da freguesia e do concelho. “O pórtico apresenta várias aberturas nas paredes, a sinalética de identificação dos espaços encontra-se degradada, continuam ali a residir pessoas quando já foi deliberado o seu realojamento noutro local. Toda esta situação tira a dignidade que o espaço merece”.

A CDU lamenta na mesma nota o chumbo da proposta apresentada, que considera de extrema importância “para que se possa, em tempo útil, preservar este património que ainda resta no concelho de Almeirim e valorizá-lo para o futuro”.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: