Economia

Solvay acolhe pólo do laboratório colaborativo para as Biorrefinarias

O parque empresarial da Solvay, na Póvoa de Santa Iria, passa a acolher o pólo para a região de Lisboa e Vale do Tejo do Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias (CoLab BIOREF), associação sem fins lucrativos e de natureza privada, que visa a promoção de biorrefinarias avançadas através do desenvolvimento de actividades de I&I, em plataformas tecnológicas, para a conversão de biomassa e biorresíduos.

Esta Associação, de que a Solvay Portugal e a A4F Algafuel são co-fundadoras, funcionará a partir de quatro pólos (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Alentejo), localizando-se o pólo para a região de Lisboa e Vale Tejo na Póvoa de Santa Iria, onde aquelas empresas operam as suas unidades industriais, o que serve a finalidade de instalar “pilotos” para demonstração e aplicação no mercado.

As entidades fundadoras definem o eixo estratégico do biogás para o pólo a Norte. Para o Centro, apontam as actividades relacionadas com a biorrefinação de biomassa lenho-celulósica e de macroalgas. Na região de Lisboa e Vale do Tejo, o desenvolvimento de biorrefinarias de microalgas e afins; mas também, conjuntamente com o pólo do Norte, o hidrogénio renovável destinado ao sector dos transportes; e ainda, em colaboração com o pólo do Alentejo, o eixo das biorrefinarias de combustíveis líquidos.

O CoLab BIOREF integra o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), o Instituto de Investigação da Floresta e Papel (RAIZ), várias instituições de ensino superior (o Instituto Superior Técnico, as Universidades do Minho, Porto, Aveiro, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Portalegre) e diversas empresas (entre as quais a GALP, TAP, Biodourogás e Biotrend).

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: