País

EDP antecipa encerramento das centrais a carvão.

EDP – Energias de Portugal anunciou, esta terça-feira, que vai antecipar o processo de encerramento das centrais a carvão na Península Ibérica.

Em comunicado enviado à CMVM, a elétrica adianta que a central de Sines fechará em 2021.

“No caso da central de Sines (1.180 MW), que não produz energia desde janeiro 2020, é hoje entregue uma declaração de renúncia à licença de produção, para encerramento em janeiro de 2021″,

Com a antecipação destes encerramentos, a empresa estima “um custo extraordinário de cerca de 100 milhões de euros (antes de impostos) em 2020″.

Relativamente à central Soto de Ribera 3 (346 MW), “que não produz energia há mais de um ano, será solicitado o encerramento com prazo previsto em 2021, estando a EDP a desenvolver estudos prévios para a implementação de um projecto inovador de armazenamento de energia”, pode ler-se.

Já a central de Aboño, “prossegue o processo de licenciamento de conversão de carvão para gases siderúrgicos, através da modificação do Grupo 1 (342 MW), prevista para 2022, mantendo-se o Grupo 2 (562 MW) como apoio a indisponibilidades, contribuindo assim para uma economia mais circular”.

No ano passado, recorde-se, o primeiro-ministro anunciou que o Governo estava preparado para encerrar a central termoelétrica do Pego no final de 2021 e fazer cessar a produção da central de Sines em setembro de 2023.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: