IRIS FM
91.4 FM
Mundo

Ministério angolano suspende concurso para avaliadores de diamantes

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás de Angola suspendeu o concurso para contratação de avaliadores de diamantes brutos, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia de covid-19.

O procedimento continuará suspenso enquanto se mantiver a situação de calamidade pública, tendo em conta a necessidade de adotar medidas que assegurem as condições de saúde e segurança dos participantes nacionais e internacionais, residentes e não residentes, adianta um comunicado do ministério, a que a Lusa teve acesso.

O concurso tinha sido aberto em 09 de fevereiro e decorreu até à apresentação de candidaturas que terminou em 03 de julho.

O objetivo é contratar três avaliadores independentes de diamantes brutos, que deverão intervir na classificação, avaliação e determinação dos preços base de venda no mercado nacional.

Angola arrecadou, no ano passado, 1,3 mil milhões de dólares (1,14 mil milhões de euros) com a venda de 9,2 milhões de quilates de diamantes, resultado da nova política de comercialização adotada em 2018 pelo Governo, que abdicou dos clientes preferenciais em benefício de leilões.