Economia País Sociedade

“Fatura Amiga” da DECO candidata a prémio Europeu

A Fatura Amiga é um dos 9 projetos candidatos ao Prémio Europeu de Energia Sustentável. O concurso Europeu (#EUSEW 2020) reconhece os principais projetos de energia sustentável do ano nas categorias de Compromisso, Inovação e Juventude.

A DECO lançou este projecto em 2018 para tornar a fatura de eletricidade numa fatura amiga e motivar os consumidores para a poupança de energia. Fatura Amiga ajuda os consumidores a ler, a interpretar corretamente e a descodificar as suas contas de energia e a descobrir como reduzir os custos da energia doméstica.

Este projecto nacional de sensibilização envolveu já um total de 200.000 cidadãos, incentivando-os para mudar dos seus comportamentos no consumo de energia, e capacitou  308 técnicos de Autarquias e  IPSS que prestam informação aos consumidores para os motivar nessa mesma mudança de comportamentos energéticos.

A votação pública está aberta até dia 14 de Junho.

Os 9 finalistas dos Prémios EUSEW, todos eles projectos que contribuem para o futuro da energia limpa na Europa, são votados digitalmente pelo público. Na plataforma europeia dos prémios de energia sustentável é possível saber mais sobre os seus trabalhos inovadores e permite que o consumidor dê o seu voto para o Prémio do Cidadão.

Os vencedores dos Prémios EUSEW (Semana da Energia Sustentável da Europa) serão revelados na terça-feira, 23 de Junho de 2020.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: