Regional Sociedade

Passagem de nível de Vila Franca de Xira vai ser deslocalizada

Foi aprovado na reunião de Câmara  o acordo de colaboração a estabelecer entre o município de Vila Franca de Xira e a Infraestruturas de Portugal (IP), para a deslocalização da passagem de nível situada junto ao Cais de Vila Franca de Xira. Recorde-se que esta é uma passagem de nível com elevado grau de perigosidade, registando diversos acidentes e um elevado número de óbitos, causados por atropelamentos na ferrovia e associados ao seu atravessamento pedonal.

A atual passagem de nível será totalmente encerrada e deslocada em cerca de 250 metros para Sul, passando a situar-se sensivelmente no início da Rua 1.º de Dezembro (sentido sul-norte), junto ao Largo 5 de Outubro, e destinando-se ao atravessamento, quer pedonal, quer rodoviário. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita sublinhou que “esta decisão tem acima de tudo a intenção de criar melhores condições de segurança para o atravessamento pedonal, eliminando até ao limite do possível os fatores de risco que têm contribuído para um tão elevado número de mortes no local atual”. A nova localização da Passagem de Nível traz uma maior visibilidade e maior distanciamento em relação à Estação Ferroviária, permitindo ainda a criação de um traçado com zona específica para peões. Existe ainda a expetativa que o seu afastamento do centro urbano represente um estímulo a uma maior utilização das passagens superiores pedonais já existentes, quer na própria Estação Ferroviária, quer junto à Fábrica das Palavras.

Até ao momento em que esta nova Passagem de Nível esteja operacional, o acordo agora firmado entre a Câmara Municipal e a IP estabelece também a presença de um vigilante na atual passagem, que terá como missão assegurar que os cidadãos cumprem as normas de segurança ao fazerem o seu atravessamento pedonal. Este vigilante será contratado pela IP e estará em funções todos os dias, entre as 08h00 e as 20h00. A Câmara Municipal irá assegurar a instalação de todos os equipamentos necessários à presença deste vigilante no local, designadamente instalação sanitária e abrigo.

Os projetos de execução relativos à deslocalização serão elaborados ainda em 2020, devendo as obras e a entrada em funcionamento da nova Passagem de Nível concretizar-se em 2021.

 

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM