Regional

Mais de 15 mil testes realizados no distrito de Santarém

Mais de 15 mil testes à covid-19 foram realizados, até ao momento, no distrito de Santarém, sobretudo a funcionários de lares e de creches e a elementos das forças de segurança e dos bombeiros, disse fonte da Proteção Civil.

Miguel Borges, presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém, disse hoje à Lusa que, nesta fase, estão a ser realizados uma média de 200 testes por dia, esperando-se que a testagem nos lares termine nos próximos dias. O também presidente da Câmara Municipal do Sardoal afirmou que o acesso “em grande escala” aos testes tem sido possível graças aos laboratórios privados contratualizados no âmbito das Áreas Dedicadas ao atendimento de casos suspeitos de covid-19, às contratações feitas através da Segurança Social com o Instituto de Medicina Molecular e com a Faculdade de Farmácia e à capacidade do Hospital Distrital de Santarém e do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Miguel Borges afirmou que, no âmbito do levantamento que tem sido feito de estruturas residenciais para idosos não referenciadas pela Segurança Social, irá, igualmente, iniciar-se a realização de testes aos funcionários destas instituições. O autarca reafirmou que, até ao momento, foram identificadas mais de 130 destas estruturas a funcionarem ilegalmente, ou seja, com mais do que os três utentes a que estão autorizadas, num levantamento que prossegue em todo o distrito, mas que indicia a existência de centenas de utentes e profissionais a necessitarem de acompanhamento. As visitas que estão a ser feitas por elementos da proteção civil de cada concelho têm um caráter “pedagógico”, visando sensibilizar para a existência de um plano de contingência, nos casos em que este não existe, e disponibilizar para a realização de testes aos funcionários, declarou. Miguel Borges afirmou que os dados mais recentes sobre o resultado dos testes realizados nos lares do distrito apontam para a inexistência de novos casos positivos, tendo alguns sido inconclusivos, salientando que os testes fornecem apenas “uma radiografia do momento”.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: