Mundo

Dia da Europa. Guterres enaltece princípios da cooperação e solidariedade

A celebração do Dia da Europa recorda-nos os ideais de cooperação transfronteiriça e de solidariedade sobre os quais a União Europeia (UE) foi construída. A unidade europeia trouxe paz, prosperidade e um melhor futuro para milhões de pessoas, ao longo de várias gerações”, declarou António Guterres, numa mensagem de vídeo divulgada por ocasião do Dia da Europa, que se assinala este sábado.

“Hoje, as pessoas na Europa e no mundo procuram uma vez mais uma UE forte e empenhada para trabalhar como parceira para salvar vidas e liderar a recuperação global”, prosseguiu a mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, numa referência à atual pandemia da doença covid 19 que está a atingir o mundo, com uma forte incidência no continente europeu.

Em termos de regiões mundiais, a Europa é a mais afetada e soma, até à data, mais de 152 mil mortos e mais de 1,6 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus.

“Neste momento em que o mundo enfrenta uma crise sem precedentes, gostaria de expressar a sincera solidariedade das Nações Unidas para com a vossa luta [da UE e dos respetivos membros] contra a pandemia da covid-19 e os seus devastadores impactos económico, social e humano”, afirmou o ex-primeiro-ministro português.

Ainda na mensagem, António Guterres recordou que 2020 marca igualmente o 75.º aniversário das Nações Unidas, frisando que “a comunidade internacional deve, uma vez mais, estar à altura do desafio de se unir na procura de um mundo melhor”.

A UE, segundo realçou Guterres, é “uma inspiração para o que é possível quando as nações se juntam sob a unidade de um propósito”.

O secretário-geral concluiu a mensagem com um agradecimento pela “parceria exemplar” que tem existido entre as Nações Unidas e a UE.

“Sei que podemos contar convosco para defender os valores universais da paz e dos direitos humanos, enfrentar com firmeza as alterações climáticas e trabalhar em direção a um mundo mais inclusivo e sustentável para todos”, finalizou.

O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman“, que este ano faz 70 anos.

Num discurso proferido em Paris, em 09 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço.

Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções.

Considera-se que a UE atual teve início com a proposta de Schuman.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: