País

Covid-19. Presidente chinês Xi Jinping telefona a Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, telefonou, esta tarde, ao Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. De acordo com uma nota publicada no site da Presidência da República, os chefes de Estado abordaram “temas de interesse bilateral e multilateral, em particular a atual pandemia global e a evolução da situação em cada um dos dois países”.

Sobre a evolução da Covid-19, “falou cada um dos Presidentes, explicando o processo nacional”, é acrescentado.

Marcelo Rebelo de Sousa “aproveitou a ocasião para sublinhar a importância da coordenação internacional e no quadro das instituições multilaterais para enfrentar os desafios comuns, incluindo na resposta da comunidade internacional ao novo coronavírus e na necessidade de atuar de forma efetiva, tanto no âmbito sanitário global, como dos desafios da paz e segurança que a pandemia coloca”.

Ambos os Presidentes salientaram ainda “a cooperação em curso entre os dois países, nomeadamente no setor de material hospitalar produzido na China e necessário ao combate da Covid-19 em Portugal”, tendo Marcelo Rebelo de Sousa agradecido “os contributos de cidadãos e entidades chinesas, que doaram desse material ao Povo Português”.

“Mais aproveitou para solicitar a intervenção do Presidente Chinês face ao atraso na entrega de material, nomeadamente ventiladores, encomendado e pago por Portugal, tendo o Presidente Chinês assegurado que tudo iria fazer para mais rápida resolução do assunto“, frisa-se.

Outro dos temas abordados por Xi Jinping e Marcelo foi as “consequências da pandemia na economia e na sociedade à escala universal”. Foi também renovado “o interesse no aprofundamento das relações luso-chinesas e sino-europeias baseadas nos princípios da amizade, cooperação e respeito mútuo”.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: