Sociedade

Há mais 16 mortos em Portugal por Covid-19

O boletim da Direção-Geral da Saúde , revela que em Portugal já morreram 1.023 pessoas por Covid-19, o que traduz um aumento de 16 vítimas mortais (uma taxa de variação de 1,59%).

Até ao momento, há 25.190 infetados. Este número é inferior ao divulgado na sexta-feira (25.351), o que levou a autoridade a fazer um esclarecimento. 

Em nota enviada às redações, a DGS indica que “o  apuramento de dados, para efeitos de vigilância epidemiológica, é complexo e não integra automaticamente SINAVE-LAB e SINAVE-MED”.

Com efeito, “quando um caso confirmado laboratorialmente para SARSCoV-2 não tem número de utente associado no registo, o sistema está parametrizado para verificar se o nome e data de nascimento correspondem, ou não, a um caso que já estivesse confirmado”.

Ora, “num conjunto de casos da região Norte, na última semana (desde o dia 25 de Abril), os testes informáticos de verificação encontraram 422 casos duplicados que não eram verdadeiros novos casos e sim problemas de integração”. E por esse motivo os dados da região Norte reflectem essa correcção.

O número de casos recuperados, é hoje de 1.671, o que reflete um aumento de 24 em relação a sexta-feira.

De salientar que 3.761 pessoas aguardam resultados laboratoriais e que 27.895 estão em vigilância pelas autoridades de saúde.

Os últimos dados indicam ainda que 855 pessoas estão internadas em unidades hospitalares, das quais 150 se encontram nos cuidados intensivos.

O relatório da situação epidemiológica em Portugal indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (585), seguida da região Centro (206), da região de Lisboa e Vale do Tejo (205), do Algarve (13) e do Alentejo (1).

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: