Desporto

Portugal pode receber um Grande Prémio de Formula 1 este ano

Apesar de Paulo Pinheiro, administrador da Parkalgar, empresa que detém os direitos do Autódromo Internacional do Algarve, ter dito há cerca de duas semanas que o único cenário em cima da mesa era receber os testes de Formula 1 em 2021, a verdade é que a possibilidade de um Grande Prémio de 2020 realizar-se em solo português tem vindo a ganhar força.

Depois da homologação do circuito de Portimão com Grau 1, que está agora habilitado pela FIA a receber corridas de Formula 1, o rumor tem vindo a ser cada vez mais falado, uma vez que o Mundial de 2020 ainda não começou e pode mesmo estar em risco, caso não haja condições para correr devido à pandemia de Covid-19.

Foram já sete corridas adiadas, duas canceladas e Ross Brawn, diretor-geral da F1, disse recentemente que o plano, para já, é a realização de 18 ou 19 corridas, três consecutivas por mês e talvez começar na Europa com eventos à porta fechada.

“Ter uma corrida sem espetadores não é ótimo, mas é melhor do que nada. É preciso lembrar que existem milhões de pessoas que seguem o desporto em casa. Muitas delas estão isoladas e conseguir manter o desporto vivo seria um grande bónus para elas nesta crise. Mas não podemos colocar ninguém em risco”, disse Brawn, em entrevista à Sky Sports.

É então perante este cenário das 18 corridas que Portugal, neste caso Portimão, tem vindo a ser falado para receber um Grande Prémio em 2020. A propagação do novo coronavírus em terras lusas tem estado mais controlada quando comparada com países que irão ser palco de corridas este ano, como França, Grã-Bretanha, Itália ou EUA.

A última corrida da Formula 1 em Portugal, recorde-se, foi realizada em 1996, no Autódromo do Estoril, circuito que recebeu 13 corridas e que foi palco, por exemplo, da primeira vitória de Ayrton Senna na sua carreira na F1. De referir que o Autódromo do Estoril também está homologado pela FIA com Grau 1, ou seja, também está habilitado a receber corridas da categoria rainha do automobilismo.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: