IRIS FM
91.4 FM
Mundo

Economia de Macau procura desenvolvimento diversificado

O presidente chinês, Xi Jinping, visitou hoje (19) a Plataforma de Serviços para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, situada em Macau. Esta plataforma é uma prova de que a região procura um desenvolvimento econômico mais diversificado.

Desde o regresso à pátria, especialmente a partir da abertura da indústria de jogos em 2002, a economia de Macau conseguiu grandes progressos, entretanto, o risco de sua estrutura econômica simples é também notável. Por exemplo, o PIB da região sofreu uma queda em 2014 por causa da diminuição da receita de jogos. Portanto, um desenvolvimento diversificado é necessário para uma prosperidade de longo período de Macau.

Após esforços de vários anos, Macau estabeleceu uma estrutura econômica moderadamente diversificada. Segundo os dados publicados em 2018, a proporção da indústria de jogos diminuiu de 63,1% em 2013 para 50,5% em 2018. O valor agregado dos setores de exposição, finanças, medicina tradicional chinesa e de cultura aumentou 36,5% em comparação com 2015.

A economia de Macau achou um caminho certo que corresponde às suas próprias características. A região possui ótimos hotéis, restaurantes, centros de compra e outras instalações de lazer, por isso, possui qualidade para ser um lugar de turismo e entretenimento mundialmente conhecido. Além do mais, Macau aproveita o Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa para procurar um maior espaço de desenvolvimento.

O governo de Macau também pensou muito em impulsionar o desenvolvimento de diversas indústrias conforme a realidade local. Por exemplo, nos últimos dez anos, a região se tornou um dos melhores lugares para exposições da Ásia. Além disso, a criatividade cultural, a medicina tradicional chinesa, finanças especiais entre outros setores também conseguiram avanços consideráveis.

Macau estabeleceu quatro importantes laboratórios nacionais para a pesquisa microeletrônica, medicina tradicional chinesa, internet das coisas na cidade inteligente e ciências lunares e planetárias, ainda participa ativamente do Cinturão e Rota, da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e de outras estratégias do país, com o objetivo de aproveitar as boas oportunidades de desenvolvimento.

Este fato demonstra que o desenvolvimento diversificado faz a economia de Macau mais forte e sustentável. A região deve se integrar mais ativamente no desenvolvimento nacional da China, criar mais novos pontos de crescimento e continuar melhorando sua estrutura econômica.

Tradução: Luís Zhao

Revisão: Erasto Santos Cruz