Cultura Mundo

Exposição: “Os três tesouros de Lishui” hoje e amanhã no Palácio da Ajuda

O Palácio Nacional da Ajuda está a acolher esta quinta-feira e sexta-feira a exposição “Os três tesouros de Lishui”. Uma exposição comemorativa do 40º Aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Portugal e que assinala também o 20º aniversário do retorno de Macau para a administração chinesa. A inauguração da mostra contou com a presença de diversas entidades políticas, empresariais e culturais de ambos os países. Cai Run, embaixador da China em Portugal, Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, e Ângela Ferreira, secretária de estado da cultura marcaram presença na ocasião. O antigo presidente da República, Jorge Sampaio também visitou a mostra mas por questões de saúde optou por não fazer declarações à imprensa. Entre a assistência estava o último governador português de Macau, o general Rocha Vieira. À IRISFM considera que a mostra é o resultado de uma longa relação de amizade entre o povo chinês e português.

 

O vice-presidente da Liga da Multissecular Amizade Portugal – China, Veiga Testos também sublinhou a importância de mais este evento de cariz cultural.

Liu Jianwu, curador do museu NidongFang, explica que o governo municipal de Lishui permitiu que os artefactos milenares estejam agora disponíveis para serem vistos em Portugal e com possibilidade da exposição ser exibida em várias cidades do país.

 

A maioria dos emigrantes chineses em Portugal é oriundo da província de Zhejiang, da qual Lishui faz parte, segundo disse Y Ping Chow, consultor da empresa chinesa em Portugal, “A China Construction Thir Engineering Bureau Group”.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM