País

Navios em Portugal poluem tanto como as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia, defendeu hoje a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono para navios que atracam em portos europeus. Com base nas estatísticas oficiais da UE, o estudo da federação apurou que os navios que navegam com destino e partida da Europa emitiram mais de 139 milhões de toneladas de CO2 em 2018. Portugal é o 5.º país europeu com maiores emissões associadas ao transporte marítimo de combustíveis fósseis (25%), apontou o estudo, conforme disse à IRISFM Mafalda Sousa da Zero.

 

Os navios que chegam e partem de Portugal emitem mais CO2 do que os carros que circulam em 8 grandes cidades portuguesas.

 

Considerando que a UE tem falhado em aplicar medidas de redução das emissões do setor marítimo, a associação assegurou que o comércio marítimo europeu poderá ser menos poluente “se as medidas certas forem aplicadas e os líderes europeus deixarem de ignorar o impacto destas emissões para o clima”.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: