Mundo

O que imprensa mostra de Hong Kong está longe da verdade, diz presidente da CMG à Folha

O maior jornal de circulação do Brasil, Folha de São Paulo, publicou no dia 12 um artigo sobre a entrevista exclusiva ao presidente do Grupo de Mídia da China (CMG), Shen Haixiong.

Falando à Folha, Shen Haixiong disse que a cobertura no Ocidente sobre Hong Kong está longe da verdade.

“A mídia no mundo ocidental, especialmente dos EUA, só mostra um lado do cenário, e isso está muito longe da verdade”, disse Shen, citando que “até seu presidente, Donald Trump, não acredita em alguns relatos da imprensa americana”. Ele disse que vê hoje o quadro de Hong Kong como terrorismo, e não simples protestos. No fim de semana, um homem, ao discutir com um manifestante, teve seu corpo coberto por gasolina e queimado.

Shen Haixiong viajou ao Brasil para acompanhar o presidente chinês, Xi Jinping, que está em Brasília para a Cúpula do BRICS e para uma nova reunião com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que esteve na China no último mês.

Shen passou por São Paulo para assinar um acordo do CMG com a Rede Bandeirantes, voltado ao compartilhamento de conteúdo, inclusive produção conjunta de um programa diário. Segundo ele, não há no momento o propósito de ir além da parceira ou de buscar novos negócios em mídia no Brasil. “Por enquanto, ainda não estamos dispostos a investir em um veículo de imprensa no Brasil”, disse Shen Haixiong.

O contrato do CMG com a Bandeirantes é mercado pela entrada no ar, em diferentes canais da rede brasileira, de três programas: o diário Mundo China, com cinco a dez minutos de notícias e um apresentador da Band e outro da CCTV, os 24 episódios do documentário “O Caminho da Nova China” e a série “Frases Clássicas Citadas pelo Presidente Xi Jinping”.

O acordo e os programas representam, segundo Shen, “um novo ponto de partida” para os dois grupos. “Ainda promoveremos nossa cooperação em todas as áreas e em todos os níveis”, acrescentou.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: