Cultura

Cine-teatro de Almeirim recebe festival de cinema

O festival de cinema 3in1 Film Fest vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 de Novembro, no Cine-Teatro de Almeirim.

Este é um festival internacional de cinema, com a pretensão de se tornar o festival de referência do Ribatejo, e é organizado pela Alentejo e Ribatejo Film Commission, como forma de promover a região atraindo realizadores, produtores e argumentistas, nacionais e internacionais.

Dos 83 filmes submetidos às 4 categorias – Curtas de Ficção, Muito Curtas de ficção, Curtas Documentários e Making Of’s – vão ser exibidos os 64 filmes seleccionados. Todos os filmes foram submetidos através da plataforma FilmFreeway, tendo as inscrições estado abertas entre início de junho e o dia 7 de Outubro.

O Festival conta com filmes oriundos de Portugal e mais 10 países – Alemanha (3), Brasil (2), Grécia (2), Rússia (2), França, EUA, Irão, Holanda, Roménia e Sérvia, (1 cada).

Dos 64 filmes selecionados, 12 irão receber prémios, sendo atribuídos os prémios de melhor filme em cada uma das 4 categorias, e ainda os de 2º e 3º melhor filmes.

18 dos filmes têm a sua estreia no 3in1 Film Fest, sendo exibidos pela primeira vez ao público, num festival.

A Comissão de Honra, presidida pela Drª Ana Paula Amendoeira, da Directora da DRCultura do Alentejo, conta na sua constituição com o Dr. Pedro Ribeiro, presidente da CIM Lezíria e Tejo, Dr. Ceia da Silva, Presidente da ERTurismo do Alentejo, Dr. Eurico Henriques, Vereador da C.M. Almeirim, Dr. Paulo Trancoso, Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Dr. Manuel José Damásio, Administrador Adjunto da Universidade Lusófona, Dr. Bruno Manique, Presidente da FCentro de Portugal Film Commission, Dr. Carlos Sargedas, Presidente da Arrábida Film Commission, Dr. Jacques Mer, Presidente da Algarve Film Commission.

O Júri é constituído por Francisco Dias da Centro Portugal Film Commission, Eduardo Pinto da Algarve Film Commission, o realizador Sérgio Graciano, o director de Fotografia José Rato, o realizador João Cayatte, e João Antero, Presidente da Alentejo e Ribatejo Film Commission.

O festival 3in1 Film Fest vai ter ainda dois workshops abertos ao público em geral, mediante inscrição prévia, dedicados aos temas “Como ser um Youtuber” e “Como filmar com telemóvel”.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: