Mundo

Atualização do ambiente de negócios na China emite bons sinais para investimento estrangeiro

Segundo o Relatório do Ambiente de Negócios Mundial de 2020 divulgado hoje (24) pelo Banco Mundial (BM), a China ficou no 31º lugar do ranking da entidade, 15 lugares acima do ranking do ano passado. Além disso, a China ainda está entre os dez países com maior aperfeiçoamento de ambiente comercial pelo segundo ano consecutivo. Estes ganhos demostram os resultados no aprofundamento da reforma e ampliação da abertura.

Desde o 18º Congresso do Partido Comunista da China (PCCh), a China tem adotado uma série de medidas para reduzir impostos, simplificar trâmites e aperfeiçoar serviços, melhorando muito o ambiente comercial. O mesmo relatório divulgado no ano passado pelo BM também elogiou o aprimoramento do ambiente comercial. Tudo isso emite bons sinais para os investidores estrangeiros que têm interesse pelo mercado chinês.

A China aprovou em março passado a Lei de Investimento Estrangeiro, dando estipulações claras sobre proteção de propriedade intelectual e tecnologias, tratamento igual tanto às empresas estrangeiras quanto às domésticas entre outras, dando uma garantia para o melhoramento do ambiente comercial.

O país asiático ainda respeita as regras e costumes do comércio internacional, tratando de forma igual a todas as empresas inscritas no país. Este ano, o governo chinês já lançou mais de 130 medidas de reformas para a interconexão com os padrões internacionais, elevando ainda mais a competitividade internacional do ambiente comercial no mundo.

A China ainda está se esforçando pela oferta de facilidade aos intercâmbios comerciais. Desde 2018, o país asiático já elevou o nível de facilitação ao investimento, comércio e inscrição. O relatório revelou que o índice da maior elevação no ranking é a autorização no setor de arquitetura. Tomando a construção de instalações elétricas como exemplo, na China só é necessário passar por dois passos e 32 dias para receber uma licença, enquanto que em outras regiões do sudeste asiático, são necessários 4,2 passos e 63 dias.

Mesmo com queda do investimento direto estrangeiro no âmbito mundial, nos primeiros três trimestres, a China já atraiu 30,871 empresas estrangeiras com um investimento de 683,21 bilhões de yuans e um aumento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado, o que demonstra o reconhecimento do ambiente comercial da China pelo mundo.

O presidente chinês, Xi Jinping destacou o estabelecimento de uma ambiente comercial de primeira categoria no mundo. A China está passando por uma fase de transformações, rumo ao desenvolvimento de alta qualidade. Neste processo, o melhoramento do ambiente comercial é uma condição indispensável.

O relatório ainda formulou algumas propostas para a China. O país realizará pesquisas e estudos profundos enquanto continua melhorando o ambiente comercial, dando mais oportunidades de investimento ao mundo.

Tradução: Li Jing

Revisão: Erasto Santo Cruz

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: