Mundo

Qualidade do desenvolvimento económico China é elevada constantemente

Segundo os dados divulgados recentemente pela Administração Estatal de Estatísticas da China, o PIB da China nos primeiros trimestres registrou um aumento de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado. A economia chinesa mantém uma situação estável e os principais índices macroeconômicos estão dentro das faixas razoáveis. Perante a complicada situação no exterior e o sofrimento da transformação do modelo de desenvolvimento, este resultado não foi nada fácil. A estrutura da economia está sendo, consecutivamente, aprimorada, o nível da vida do povo vem sendo elevado e a qualidade do desenvolvimento tem sido aumentada constantemente.

Sob a pressão da situação geral econômica do mundo, o ritmo de crescimento econômico foi desacelerado, porém, ainda dentro de uma faixa razoável. Esta desaceleração é normal e corresponde às regras de desenvolvimento econômico.

De acordo com o diretor do Departamento Ásia-pacífico do Fundo Monetário Internacional, Rhee Changyong, esta desaceleração é adequada e corresponde à previsão. A qualidade e a sustentabilidade de crescimento são de maior importância, e essas são realmente a direção e a meta da China na transformação do modelo de desenvolvimento econômico.

Nos primeiros três trimestres, a China criou 10,97 milhões de novas vagas de emprego, sendo 99,7% da meta de todo o ano, ou seja, 11 milhões. A taxa de desemprego em setembro nas zonas urbanas registrou 5,2%, cifra igual à do mês anterior. A estabilidade de emprego já desempenha um papel fundamental para um desenvolvimento saudável e estável da economia.

O aumento da renda disponível dos habitantes também contribui muito ao desenvolvimento econômico de alta qualidade. De janeiro a setembro, a renda disponível per capita dos habitantes chineses aumentou em 6,1%. A taxa de contribuição do consumo ao aumento do PIB chegou a 60,5%. O aumento da renda disponível dos habitantes serve como uma grande força motriz para o desenrolar da economia.

Além disso, a China ainda dá muita importância ao desenvolvimento verde da economia e lançou uma séria de medidas para reforçar o aprimoramento da civilização ecológica para que o desenvolvimento econômico seja mais sustentável.

Tudo isso comprova que a boa tendência do desenvolvimento econômico da China não mudou. Apesar de incertezas, a China tem plena confiança ao garantir a concretização das metas macroeconômicas e o mundo pode ficar otimista com a economia chinesa.

Tradução: Li Jing

Revisão: Gabriela Nascimento

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM