IRIS FM
91.4 FM
Mundo

Milagre chinês foi criado com espírito de luta unida

Na terça-feira, dia 1º de outubro, a China realizou uma cerimônia solene para celebrar o 70º aniversário da fundação da República Popular. Espectadores espalhados pelo mundo inteiro assistiram ao grandioso desfile militar-cívico chinês ocorrido na Praça Tian’anmen (Praça da Paz Celestial) em Beijing, sentindo o espírito de luta unida do povo chinês. Como disse o presidente Xi Jinping, a união é uma importante garantia para o povo e a nação chinesa superarem todos os riscos e desafios e conquistarem vitórias uma após a outra.

A união faz a força. Nas últimas sete décadas, o povo chinês verificou essa verdade com ações concretas. Nos primeiros anos logo após a fundação da República Popular quando se tentou quebrar o bloqueio de países ocidentais, nos momentos que sofreram graves calamidades naturais e perante desafios no processo da aplicação da política de abertura e reforma, o povo chinês, mantendo-se unido, superou todas as dificuldades e alcançou conquistas notáveis.

Para um país tão populoso como a China, a luta é a única via para se obter uma vida feliz. Ao longo dos 70 anos, a China se apoiou em seus próprios esforços e lutou arduamente, transformando o país pobre e fraco no passado no segundo maior bloco econômico do mundo, no qual a população se livrou da escassez material e 850 milhões de pessoas saíram da pobreza.

O espírito de luta unida é um gene que se enraíza no sangue da nação chinesa. Na antiguidade, já havia ditados relacionado à luta e à união, por exemplo, “Os irmãos unidos têm força para cortar metal” e “O afiamento da espada é resultado de um amolar constante e a fragrância da flor da ameixa é exalada com o frio rigoroso”. Isso significa que só é possível obter resultados por meio da união e da luta, com esforço, passando por desafios e vencendo dificuldades. Os chineses conhecem desde muito cedo que a felicidade é alcançada pela luta.

O espírito de luta unida é originário do amor do povo chinês pela nação tanto no passado quanto no presente. Um jornalista da agência de notícias Reuters fez uma pergunta acerca do futuro da China: Como será a China construída por uma geração jovem, que não sofreu com a pobreza e vive a prosperidade da nação e o crescimento constante da economia? Uma jovem chinesa nascida nos anos 1990 respondeu: “Não nos subestime pensando que nós, a geração jovem, não sofremos adversidades. Nós amamos muito a nossa pátria.”

O espírito de luta unida dá uma forte confiança aos chineses. Segundo uma pesquisa feita por Ipsos MORI, empresa britânica de pesquisa de mercado, 22% dos britânicos, 23% dos franceses e 42% dos norte-americanos consideram que seu país está no caminho certo de desenvolvimento. E entre os chineses pesquisados, 94% têm plena confiança no caminho de desenvolvimento da China.

tradução: Shi Liang

revisão: Gabriela Nascimento