IRIS FM
91.4 FM
Mundo

Presidente chinês presta tributo aos heróis nacionais na Praça Tian’anmen

Hoje, dia 30 de setembro, marca o 6º Dia dos Mártires da China. Foi realizada pela manhã na Praça Tian’anmen uma solene cerimônia para homenagear os heróis nacionais já falecidos. O presidente chinês, Xi Jinping, outros líderes do país e mais de 4.000 representantes de vários círculos em Beijing participaram do evento.

Antes da cerimônia, Xi Jinping e outros dirigentes chineses prestaram tributos ao falecido líder do país, Mao Zedong, no Salão Memorial do Presidente Mao. Eles curvaram-se três vezes em direção à estátua de Mao sentado e expressaram homenagem aos restos mortais do antigo líder.

Celebra-se neste ano o 70° aniversário da fundação da República Popular da China. Segundo as estatísticas, cerca de 20 milhões de mártires morreram pela independência da nação, prosperidade nacional e libertação e felicidade do povo. Em agosto de 2014, a China definiu o dia 30 de setembro de cada ano como o Dia dos Mártires. Nesta data, o país realiza uma série de celebrações para prestar homenagem aos heróis falecidos. No ano passado, também foi oficialmente aprovada uma lei sobre a proteção da reputação e honra de heróis e mártires.

Tradução: Zhao Yan

Edição: Erasto Santos Cruz