Mundo

Comentários da CRI tornam-se hastag e “bombam” na rede social da China

Os comentários da Rádio Internacional da China foram transmitidos por três dias consecutivos no noticiário nacional da Televisão Central da China (CCTV) e tornaram-se nos temas mais discutidos nas redes sociais da China devido aos seus questionamentos profundos contra Estados Unidos.

Os três artigos – intitulados “Quem está intimidando os outros pelo mundo?”, “EUA impedirão cooperação e desenvolvimento global” e “EUA devem refletir sobre próprios direitos humanos”, respetivamente – através de uma linguagem viva fazem críticas incisivas em relação à hegemonia dos norte-americanos, obtendo, assim, uma grande repercussão dos internautas chineses.

Refutando a carta conjunta das cem personalidades norte-americanas com linhas duras contra a China, na qual alegaram que, “no sistema político dos EUA, falar sobre a política é normal e a guerra é uma exceção, enquanto a situação é completamente contrária na China.”, o comentário satirizou que essa opinião absurda faria pessoas engasgar de tanto rir.

Além disto, os textos apontaram que Washington levanta, no cenário internacional, a bandeira dos direitos humanos para provocar contradição étnica em outros países, mas ele próprio se retirou sucessivamente do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e do Pacto Global para a Migração. Logo depois da transmissão, os comentários surgiram com hastag mais lido na rede social da China.

Tradução: Isabel Shi

Revisão: Hilário Taimo

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM