Mundo

Crescimento estável da China vale mais do que ouro

De acordo com os dados divulgados hoje pela Administração Nacional das Estatísticas da China, o PIB do país no primeiro semestre do ano foi de 45,09 trilhões de yuans, registrando um crescimento de 6,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. No contexto mundial do unilateralismo e protecionismo, o crescimento estável da economia chinesa vale mais do que ouro.

O crescimento de 6,3% foi alcançado na desaceleração econômica mundial e fica dentro do objetivo, na faixa entre 6% e 6,5%, estipulado pelo governo chinês. Além disso, os índices de empregabilidade, preço, e renda também estão em uma faixa razoável, formando uma boa base para alcançar o objetivo do crescimento anual da China.

Segundo previsões das organizações internacionais, a cifra de 6,3% também lidera entre as principais economias do mundo. Atualmente, a China contribui com 30% do crescimento econômico mundial. No futuro, o país continuará a ser um poderoso motor para a economia global.

A melhoria da estrutura econômica é outra característica da economia chinesa no primeiro semestre. O valor do setor terciário ocupa 54,9% do PIB, com um aumento de 0,5%. O consumo no mercado interno contribuiu com 60,1% do crescimento econômico do país, o que significa que o consumo continua a ser a principal força motriz do crescimento. No ponto de vista das regiões, o centro e o oeste da China cresceram mais rápido do que o leste do país, em termos de investimentos em ativos fixos. Tudo isso reflete que o crescimento chinês será mais forte e vale mais do que ouro.

O crescimento otimista do país é fruto dos esforços do governo e do setor empresarial. O governo chinês tem adotado a política financeira positiva e a política monetária estável, garantindo o crescimento variável entre a faixa razoável. Ao mesmo tempo, as empresas nacionais continuaram dando passos firmes na reforma orientada pelo mercado. As empresas privadas se dedicaram no setor da economia e tecnologias novas. Além disso, o investimento estrangeiro na China cresceu 7,2% comparando com o do ano passado.

Este ano marca o 70º aniversário do estabelecimento da República Popular da China e é um ano decisivo para a construção abrangente de uma sociedade moderadamente próspera. No contexto da desaceleração mundial, o resultado econômico alcançado pela China no primeiro semestre não é nada fácil. E o mundo tem plena razão de confiar na economia chinesa.

Tradução: Xia Ren

Revisão: Gabriela Nascimento

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: