Cultura País

Marcelo homenageia João Gilberto compositor brasileiro, que morreu aos 88 anos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enalteceu o legado do cantor e compositor brasileiro João Gilberto, que morreu  aos 88 anos, recordando a “revolução musical” que desencadeou.

“Quem viveu essa época, e mesmo quem não a viveu, não esquece a novidade de João Gilberto, nem o seu legado”, escreveu o Presidente português, numa nota na página da Presidência da República na internet.

No texto de homenagem, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o “cantor e compositor baiano que se instalou no Rio de Janeiro desencadeou uma revolução musical quando gravou, em 1958, «Chega de Saudade» e «Desafinado»”.

“A Bossa Nova, alegre e melancólica ao mesmo tempo, nasceu de uma vontade de, como disse João Gilberto, tirar os excessos, seguir o curso natural das coisas, dar as notas de modo a não prejudicar a poesia”, lê-se, no texto.

O chefe de Estado assinalou que ao lado de João Gilberto esteve “toda uma geração de artistas excecionais, como Tom Jobim ou Vinicius de Moraes”, enquanto “inúmeros outros seguiram o caminho que ele desbravou, em 13 álbuns de originais, discos ao vivo, concertos e colaborações”.

“Uma voz baixa, um violão, uma batida e um sentimento poético-melódico ímpar deram à música popular brasileira um sucesso e um reconhecimento inéditos, concorrendo mesmo, na Europa e nos Estados Unidos, com os êxitos anglo-americanos das décadas do pós-guerra”, disse.

O cantor e compositor brasileiro João Gilberto, considerado um dos pais da Bossa Nova, morreu hoje no Rio de Janeiro, aos 88 anos, informou um dos filhos do artista, citado pelos media brasileiros.

O álbum que marcou o início da Bossa Nova, “Chega de saudade”, foi composto por Tom Jobim (1927-1994) e Vinícius de Moraes (1913-1980). João Gilberto deu voz à versão mais conhecida da música, lançada em agosto de 1958.

Em 1961, o cantor e compositor concluiu a trilogia de álbuns que, de acordo com o portal da Globo, “apresentaram a Bossa Nova ao mundo”: “Chega de saudade” (1959), “O amor, o sorriso e a flor” (1960) e “João Gilberto” (1961).

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: